As belas paisagens naturais, praias
de areia firme e o clima quente, mesmo no inverno, ajudaram fazer de Daytona
Beach um lugar perfeito para os amantes de velocidade, neste cenário em 24 de
janeiro de 1937 acontecia a primeira corrida “Daytona 200”.
A primeira edição ocorreu em um percurso de 3,2 milhas, misturando praia e estrada, um piloto da cidade de Monterey chamado Ed Kretz foi o primeiro vencedor, pilotando uma Indian e atingindo a média 73,34 mp/h (118,03 km/h).
Nos anos seguintes a Harley-Davidson tornou-se a marca dominante, tanto que na edição de 1940 eles venceram a corrida e colocaram nada menos do que 8 motos da marca entre os 10 primeiros lugares.
A primeira edição ocorreu em um percurso de 3,2 milhas, misturando praia e estrada, um piloto da cidade de Monterey chamado Ed Kretz foi o primeiro vencedor, pilotando uma Indian e atingindo a média 73,34 mp/h (118,03 km/h).
Nos anos seguintes a Harley-Davidson tornou-se a marca dominante, tanto que na edição de 1940 eles venceram a corrida e colocaram nada menos do que 8 motos da marca entre os 10 primeiros lugares.
A corrida recebeu o apelido de
"Handlebar Derby" (corrida de guidões), organizada anualmente pela
“American Motorcycling Association” (AMA) e realizada até 1941 quando teve que
ser interrompida em virtude do racionamento de combustível causado pela Segunda
Guerra Mundiual. Entretanto, apesar do evento Daytona 200 não existir mais
“oficialmente”, os fanáticos por motos continuaram se reunindo por seus
próprios meios nos anos seguintes, esta reunião foi o embrião do que viria a
ser o Daytona Bike Week.
Em 1947 a corrida “oficial”
retornou, agora promovida por Bill France Sr (sempre ele!!!), logo na primeira
reedição em fevereiro teve 176 pilotos inscritos. No ano seguinte foi adotado
um novo percurso de 6,1 milhas com trechos de estrada e praia e assim foi até
1960. A partir de 1961 a corrida passou a ser realizada no autódromo de
Daytona.
Como o nome sugere a Daytona 200 era
mais do que uma corrida, na verdade uma série de eventos dominava a cidade e
regiões próximas durante todo a semana, ao longo do tempo os organizadores
tornaram as coisas mais estruturadas, especialmente após 1986 quando ocorreram
muitos incidentes devido a “invasão” de motociclistas.
O formato atual engloba os
eventos da Bike Week, a corrida Daytona 200 no Daytona International Speedway e
a Daytona Supercross.
Atualmente o festival dura 10 dias ao longo de toda região de Volusia County, atraindo centenas de milhares de motociclistas e entusiastas de todas as regiões dos Estados Unidos e também de quase todos os cantos do planeta.
Atualmente o festival dura 10 dias ao longo de toda região de Volusia County, atraindo centenas de milhares de motociclistas e entusiastas de todas as regiões dos Estados Unidos e também de quase todos os cantos do planeta.
Em 1991, o Daytona Beach Convention
and Visitors Bureau criou um segundo evento, realizado em outubro, chamado
Biketoberfest.
O Biketoberfest é composto normalmente por festas e passeios em rotas turísticas, mas também ocorrem corridas no Daytona International Speedway.
O Biketoberfest é composto normalmente por festas e passeios em rotas turísticas, mas também ocorrem corridas no Daytona International Speedway.
Infelizmente o lado negativo de atrais tantos motociclistas é um
elevado número de acidentes fatais, normalmente provocados pelo grande número de motociclistas se exibindo, mas também pela imprudência e desrespeito as leis de trânsito e, lógico, muito muito álcool....
Para se ter uma ideia da bagunça, vejam a relação dos registros de acidentes fatais nos últimos anos (Ano | Fatalidades): 2000 | 15, 2001 | 6, 2002 | 13, 2.003 | 1, 2006 | 20 (recorde), 2007 | 8, 2008 | 7, 2009 | 7, 2010 | 4, 2011 | 3,
2012 | 8, 2013 | 3 e 2014 | 3.
O Daytona Bike Week definitivamente, é um dos maiores eventos dos aficionados das duas rodas no
mundo, muitos afirmam que junto com o "Sturgis Motorcycle Rallye" são os dois maiores.
Na verdade, isto é o que menos deveria importar, a diversão, confraternização e o espirito estradeiro é o mais importante (de preferência sem acidentes).
Para saber mais: http://www.officialbikeweek.com/ e http://daytonabikeweek.com/.
Na verdade, isto é o que menos deveria importar, a diversão, confraternização e o espirito estradeiro é o mais importante (de preferência sem acidentes).
Para saber mais: http://www.officialbikeweek.com/ e http://daytonabikeweek.com/.