02/11/2017

Qual é a sua receita? (Aerodinâmica - Round 1)

Já falamos de algumas receitas diferentes (aspirados, nitro, blower, preparação leve) para melhorar os motores, mas como dizem os “especialistas” a potência não é tudo na arte de fazer um carro andar mais rápido. Uia!
O equilíbrio do carro ou moto é tão importante quanto um motor nervoso, em particular no mundo das corridas. No entanto, para se conseguir esse tal equilíbrio vamos depender de muitos fatores; aerodinâmica, distribuição de peso, pneus e engenharia de suspensões, e por aí vai...
Agora vamos focar na aerodinâmica.
A medida que as velocidades nas pistas aumentaram com o tempo (em especial a partir dos anos 1960), os regulamentos técnicos começaram o impor limites e restrições visando aumentar a segurança, principalmente nas categorias de fórmulas e protótipos. As restrições mais comuns eram limitações (redução) da capacidade volumétrica dos motores, redução forçada da potência, aumento de peso, dimensão dos pneus, entre outros.
Neste universo cada vez mais restritivo, a aerodinâmica passou a ser o foco dos projetistas para se fazer um carro ou moto andar mais rápido, pois era uma das poucas áreas que ainda permitia liberdade de criação. 
A aerodinâmica nos automóveis e motos tem estreita relação com os conceitos da aerodinâmica dos aviões, com uma sútil diferença! 
No mundo aeronáutico o objetivo é aumentar a sustentação, diminuir o arrasto e aumentar a resistência ao fenômeno de perda da sustentação (Estol ou Stall em inglês), ou seja, tudo para ajudar a empurrar o avião “para cima”.
Nos carros e motos a necessidade é o contrário, a aerodinâmica precisa ajudar a puxar o veículo “para baixo”. A medida que o veículo se movimenta o ar tende a passar em velocidades diferentes entre a superfície superior (carroceria) e inferior (assoalho), a diferença de pressão entre as duas superfícies gera a força de sustentação.
A pressão aerodinâmica nos carros, naturalmente, provoca a tendência de abaixar a frente perdendo aderência nas rodas traseiras, além de abaixar a altura do carro como um todo. Maior proximidade com o chão por um lado ajuda a aumentar a pressão aerodinâmica, mas deixa o veículo muito mais suscetível as imperfeiçoes do solo comprometendo as frenagens e estabilidade nas curvas.
Como podemos ver, encontrar o equilíbrio aerodinâmico é uma verdadeira arte; velocidade em curva, estabilidade nas frenagens, velocidade nas retas, preservar os pneus e boa tração nas saídas de curva.
Por tudo isso dá para entender porque não é por acaso que grandes projetistas,
como Adrian Newey, Rory Byrne, Gordon Murray e Colin Chapman, também são grandes especialistas em aerodinâmica.
Além do perfil da carroceria, os projetistas trabalham com um vasto arsenal de artefatos para gerar ou atenuar os efeitos aerodinâmicos do veículo, é necessário salientar que a maioria deste apêndices aerodinâmicos só funciona bem após muitos testes e condições favoráveis, ou seja, alta velocidade e ar limpo pela frente, por isso aqui comentamos um pouco o "outro lado" da aerodinâmica.
Por tudo isso vale ter cuidado nas intervenções no seu possante para desfilar pelas ruas, saiba que o efeito será praticamente só na aparência, portanto; Cuidado com “exageros”!
Quais são os principais artefatos, apetrechos, componentes aerodinâmicos e afins?

22/10/2017

Hot Poster - Rallye Monte Carlo

fazia algum tempo que não postamos posters promocionais das mais tradicionais e legais corridas do mundo.
Agora vamos de Rallye Monte Carlo, teve a primeira edição disputada em 1911 quase que sem interrupções (exceto 1913 a 1923, 1940 a 1948, 1957 e 1974), temos a impressão que é o Rallye mais antigo do mundo, precisamos pesquisar. 
Além do rallye oficial válido pelo WRC existe uma versão só para carros históricos, o "Rallye Monte Carlo Historique" que vem sendo disputado desde 1998 (acho que deve ser mais legal do que a prova do WRC)...
  

21/10/2017

Advertising - Monotonia

Vamos começar uma lista de posts com algumas propaganda memoráveis, a primeira é a campanha da Honda de 1984 chamada "monotonia", vencedora de muitos prêmios em 1984 e 1985.
Na opinião deste blog uma das mais engraçadas e originais...

12/10/2017

What´s your name? Marta Rocha


Já falamos sobre a origem do apelido 7 Galo e do Ford Bigode, agora qual a relação entre uma pick-up e uma miss? Muito maior do que você pensa!
A Chevrolet 3100 fabricada entre 1955 e 1957 ficou famosa mais pelo seu apelido do que por suas qualidade mecânicas, a "homenagem" é referência a uma das mais belas mulheres do mundo na época; a miss brasileira Martha Rocha (neste caso com "H" no nome).
Ainda não entendeu?
Em julho de 1954 a lindíssima Martha Rocha, aos 18 anos, representava o Brasil no concurso de Miss Universo em Long Beach, na época o concurso tinha muito mais prestígio do que atualmente.
Todas as pesquisas já a consideravam vencedora, mas Martha Rocha ficou em segundo lugar, perdendo para a americana Miriam Stevenson (onde foi o concurso mesmo?).
Foi divulgado um história que Martha Rocha só ficou em 2º lugar porque seu quadril era "2 polegadas" maior que da vencedora, na verdade, isso foi uma invenção do jornalista João Martins da revista "O Cruzeiro" para consolar o orgulho ferido do brasileiro. 
Caramba, vejam só, o "pachequismo" vem de muito tempo atrás!
A referência com a nova Pick-up da GM tem algumas versões; da comparação com o modelo anterior, da nova carroceira muito mais elegante, da nova caçamba cheia de curvas e a distância entre eixos que era "algumas polegadas" maior.
O fato é que Martha Rocha tornou-se uma celebridade de muito famosa e o apelido grudou na pick-up, até os dias de hoje.
Não sei se a relação com a miss é justa ou se o apelido ajudou a vender mais pick-ups, só sei que se esta história ocorresse hoje em dia teria um monte de gente reclamando de sexismo e outro monte de gente fazendo "memes" na internet. 
Sinal dos tempos...