Se você não for um “gearhead” provavelmente não entenderá como uma paisagem tão desolada, basicamente um deserto de sal, poderia ser tão icônica, mas se for um “gearhead” este local, certamente, faz parte da sua lista de lugares para se conhecer antes de morrer, afinal, em nenhum outro lugar do mundo saíram tantos recordes de velocidade.
Estamos falando do “Bonneville Speedway”, que é um deserto de sal com 260 km2 localizado na área de Bonneville Salt Flats, perto da cidade de Wendover, no estado de Utah.
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Blitzen-Benz |
A história começou em 1914, quando Teddy Tetzlaff estabeleceu um recorde de velocidade em terra atingindo 141,73 mph com o Blitzen–Benz de 200 HP, construído pelo próprio Tetzlaff, na época este recorde foi considerado um grande feito e trouxe muita visibilidade, aos poucos Bonneville começou a atrair novos pilotos a cada ano.
No início de cada verão se iniciava uma época de caça aos recordes em Bonneville, normalmente eram preparadas duas faixas, uma de 10 milhas para provas de velocidade e outra para recordes de distância na forma oval geralmente com 10 e 12 milhas (16 e 19 km) de comprimento, dependendo da condição da superfície do sal daquele momento.
Em 1932, um piloto de Utah chamado Ab Jenkins quebrou o recorde de distância com um Pierce-Arrow de 12 cilindros, pilotando por 24 horas com a média de 112,916 mph, o detalhe é que Jenkins pilotou sozinho, só parando a cada 2 horas para reabastecer 😲.
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Meteoro Mormon |
No ano seguinte três dos principais pilotos da Grã-Bretanha na época foram para Bonneville para quebrar seus próprios recordes: John Cobb, Sir Malcolm Campbell e Sir George Eyston.
Primeiro a tentar foi Cobb, pilotando o mesmo carro de Jenkins atingiu a média de 134,85 mph após 24 horas, mas em 31 de agosto de 1935 Jenkins recuperou o recorde com um Duesenberg modificado, chamado “Meteoro Mórmon", atingindo a média de 135,47 mph.
Logo depois, em 3 de setembro, Sir Malcolm Campbell, que já havia estabelecido vários recordes de velocidade em Daytona Beach, tornou-se o primeiro homem a quebrar a barreira dos 300 mph em terra, chegando a 301,129 mph. Campbell utilizou um carro que ficou conhecido como o primeiro “Bonneville Streamliner”, o Blue Bird Campbell-Railton que ele vinha desenvolvendo desde 1933, o carro usava um motor de avião Rolls-Royce "R" produzindo mais de 2.500 hp a 3200 rpm.
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Thunderbolt |
Por fim, em 19 de novembro de 1937, outro recorde de velocidade foi quebrado por um inglês, desta vez com Sir George Eyston atingiu 312 mph com o seu “Thunderbolt”, impulsionado por dois motores de avião Rolls-Royce "R" equipados com compressores centrífugos que entregavam cerca de 4.600 HP.
A briga por recordes ficou insana, em 1938, Sir Eyston melhorou seu recorde com o Thunderbolt chegando a 345,49 mph, mas em 15 de setembro John Cobb atingiu espantosos 350,20 mph com o Railton-Special, um carro com 4 rodas motrizes alimentado por dois supercharged Napier Lion V11D (WD) que produziram 2.500 hp.
Sir Eyston ainda não estava satisfeito, em 16 de setembro levou o Thunderbolt novamente ao recorde de 353,30 mph.