07/10/2018

Que país é esse?

Hoje, dia de eleições gerais, é propício para lembrar desta música, não?!
Faixa título do terceiro álbum da Legião Urbana, lançado em 1987, apesar de ter 31 anos continua espelhando muito bem a (triste) realidade da nossa sociedade...

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

05/10/2018

Bonneville Salt Flats (Parte 3)

Green Monster
Continuando a história do santo deserto de sal deBonneville...
A partir de 1962 os carros a jato começaram a tomar a cena em Bonneville, com eles chegaram ambições (velocidades) até então impossíveis de se pensar. 
A coisa virou um negócio sério!
Os principais protagonistas desta “loucura” foram Art Arfons, com seu famoso "Green Monster” que era impulsionado por um motor de jato General Electric J79, extraído de um F-104 Starfighter, o seu irmão mais velho Walt Arfons com o “Wingfoot Express” movido por uma turbina Westinghouse J49, e por último o piloto de caça Craig Breedlove. 
Breedlove e o Dr. Nathan Ostich construíram um elegante carro com três rodas chamado “Spirit of America”, a máquina era empurrada por um motor General Electric J47, os mesmos utilizados nos caças F-86 Sabre.
Wingfoot Express
A guerra pelos recordes na era jato iniciou em agosto de 1963. 
Craig Breedlove foi o primeiro a superar o antigo recorde de Mickey Thompson com 407,45 mph, o recorde durou pouco mais de um ano, em outubro de 1964 Walt Arfons e seu piloto Tom Green estabeleceram 413,20 mph com o “Wingfoot express”. 
Art Arfons queria tomar o recorde do irmão mais velho, então apenas três dias após o recorde do “Wingfoot Express” o “Green Monster” atingiu a velocidade recorde de 434,02 mph.😱
A ironia é que apenas 8 dias depois, Craig Breedlove trouxe um renovado Spirit Of America e alcançou insanos 468,72 mph. Breedlove ainda não estava satisfeito, após alguns ajustes ele alcançou a velocidade de 539 mph, entretanto ele não conseguiu repetir a passagem para homologar a média. 
Spirit Of America
O problema foi que Breedlove perdeu o controle após o paraquedas rasgar, derrubou um poste e acabou mergulhado no lago de sal. Por muita sorte ele não sofreu nada, mas o Spirit of America ficou completamente destruído.
Art Arfons renovou o “Green Monster” disposto a recuperar o recorde e acabou conseguindo no final com 536,71 MPH.
Para 1965 a perspectiva era enorme e preocupante, aonde eles iriam chegar?
Para esta temporada Breedlove construiu um novo carro batizado de “América Sonic 1”, desta vez com 4 rodas e com um motor J79 mais potente. Após superar um acidente e alguns problemas do projeto, em 02 de novembro de 1965, Breedlove estabeleceu um novo recorde de 555,483 mph. 
Spirit Of America - Sonic I
Art Arfons ainda recuperou o recorde com 576,553 mph, mas a festa durou apenas oito dias porque Breedlove quebrou a barreira de 600 mph estabelecendo 600,601 mph! 😱😱😱
Em 1966 Art Arfons retornou com uma nova versão do “Green Monster”, na sua primeira tentativa um dos rolamentos da roda dianteira quebrou e Art perdeu o controle a cerca de 610 mph destruindo o carro. Art teve sorte, sofreu apenas pequenos arranhões e algumas queimaduras de sal nos olhos, mas o acidente foi o suficiente para ele decidir se retirar, pois as coisas pareciam estar saindo de controle...
O recorde de Craig Breedlove durou até 1970, neste ano um piloto chamado Gary Gabelich trouxe um carro chamado “Blue Fame”, a novidade era que o Blue Fame usava um motor de foguete alimentado por peróxido oxidante de hidrogênio, combinado com gás natural liquefeito. Loucura total!
Em 28 de outubro de 1970, Gary levou o Blue Fame a uma velocidade média de simplesmente 630,478 mph!!
E teve mais... com a ultima parte da história de Bonneville!

Aluga-se

Aqui no Blog temos um espaço especial para nossas músicas (**), afinal nada melhor do que dar uns rolês com sua caranga ouvindo uma boa trilha sonora... de preferência num toca-fitas Roadstar com amplificador Tojo! 😂😂😂
Aproveitando o momento, resolvemos trazer uma mini-playlist para ouvir indo para a votação e se inspirar, só terá rock nacional com letras dizem muito sobre o nosso conturbado momento, cada um julgue como quiser.
Ah, sabemos que está meio em cima da hora, mas até o final do segundo turno dá tempo de finalizar.
Para começar, "Aluga-se" do grande Raul Seixas. Música de autoria dele e de Cláudio Roberto Andrade de Azevedo, gravada em 1980 no disco "Abre-te Sésamo".
Depois teve versões com Camisa de Vênus, Sambô e Titãs, entre outros...


A solução pro nosso povo eu vou dá
Negócio bom assim ninguém nunca viu
'Tá tudo pronto aqui é só vim pegar
A solução é alugar o Brasil

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar ah ah ah ah

Os estrangeiros eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar dele paga o nosso mingau

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free
'Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está pra alugar, alugar ei
Grande soluça, uh ei

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free
'Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar…

(**) Isso quer dizer Rock, R&B, Indie e afins, nada de Axé, Pagote, etc...

04/10/2018

Hot Symphony - Matra

O motor V12, na verdade MS9 de 3.000 cm3 entregando cerca de 395hp, não conseguiu grande sucesso nas pistas em 1968, os maiores problemas eram o alto consumo de combustível, pouca potência em comparação com a concorrência (principalmente um tal motor Cosworth) e baixa confiabilidade devido superaquecimento...
... entretanto, em matéria de som é um campeão. Que coisa linda! 😊


Tem que ouvir com o volume no último!

01/10/2018

Bill Hines "The Leadslinger"

William Chandler Hines foi outro grande pioneiro, modificador e construtor de hot rods. Ele nasceu em Erie, Pensilvânia, em 23 de março de 1922, e tinha um irmão gêmeo, Edward Robert. 
A figura de Hines ficou famosa por sempre estar mastigando charutos “El Producto Puritanos Finos” enquanto trabalhava, também era lembrado pela sua aparência frágil, que na verdade enganava apenas aqueles que não conheciam sua história, pois o seu talento sempre esteve muito acima das aparências... 
Sua aparência fragilizada vinha dos graves problemas de nascença na coluna, que era tão curva que o obrigava a ficar inclinado para a frente. Hines teve uma infância muito difícil, passou dois anos no hospital de Erie, teve duas vértebras removidas para tentar amenizar a sua condição de locomoção. 
O seu drama só aumentou quando, aos 2 anos, seu pai, Edward Hines, morreu de tuberculose com apenas 36 anos de idade. 
Após a morte do seu pai Bill foi enviado para um "Sunshine Camp" por 7 meses, a sua mãe, Willie Jane Chandler, mudou-se para Detroit, Michigan, para tentar arrumar um emprego melhor, ela deixou os filhos com a avó materna em Jackson, Tennessee, até 1932 quando teve condição de levar os gêmeos para Detroit. 
Em Detroit, Bill cursou aulas de arte e logo se destacou, aos 14 anos construiu uma motoneta (afinal, não tinha dinheiro para comprar uma). O seu primeiro carro foi um Ford 1934 com motor V8 Flathead, Bill modificou o motor e usou o carro para correr contra qualquer um que o desafiasse.
Em 1941, Bill abandonou a escola e alugou uma garagem em Ecorse, Michigan, para abrir seu próprio posto de gasolina na rodovia Dix, em Lincoln Park. Bill montou uma oficina atrás do posto de gasolina para construir carros personalizados, modificava carrocerias e fazia pinturas especiais. 
Nesse ano ele apresentou o seu primeiro trabalho personalizado, um Buick conversível novinho que instalou “barbatanas”, o que viria a ser uma das suas marcas registradas. 
Bill trabalhou com Vick Sawitskas, gerente da concessionária Nash em Wyandotte, ele tinha um filho chamado Richard "Dick Dean" Sawitskas, Bill foi uma espécie de “mentor” de Dick Dean, ensinando a ele os segredos da customização com chumbo. 
Lil' Bat
Ao final da década de 1940, Bill já era reconhecido como um artista da pintura customizada e no começo da década seguinte conseguiu concretizar o seu sonho, abrindo sua própria “Custom Shop” em Lincoln Park. 
Um dos seus carros, chamado Golden Nugget, ganhou o troféu de primeiro lugar na categoria “Altered Street Roadster” no Detroit Autorama de 1958, um outro carro famoso, o “Lil' Bat”, recebeu reconhecimento nacional sendo capa da revista “Rod & Custom” na edição de março de 1959, na verdade era o carro pessoal de Bill que ele começou a construir em 1957.
Em abril de 1958, Bill decidiu mudar-se para a Califórnia, pegou o Li’l Bat, engatou um trailer e foi procurar por George Barris, mas Barris, Bill Carr e Dean Jeffries estavam em turnê pelo pais. 
Bill conheceu o gerente da oficina de Barris, Gene Simmons, que se impressionou com o seu carro e ofereceu trabalho. Bill pegou a sua caixa de ferramentas e começou no dia seguinte. 
George Barris, retornou 3 semanas depois e adorou o trabalho de Hines, Bill trabalhou na garagem de Barris por 9 meses e retornou para Detroit, nos dois anos seguintes construiu vários carros personalizados, utilizando técnicas e ideias que aprendeu ou aperfeiçoou na Califórnia.
Em outubro de 1960, Bill decidiu voltar ao sol da Califórnia e foi trabalhar para Barris novamente. No entanto, a experiência desta vez não durou muito, dizem que George pagava pouco, cerca de US$100,00 por semana. 
Hines, meio a contragosto de Barris, alugou uma garagem em Lynwood e abriu a “Bill Hines Kustom Auto”, mesmo assim o respeito de Barris pelo trabalho de Bill era tão grande que eles continuaram amigos. Bill continuou a fazer trabalhos para Barris sempre que este estivesse superlotado. 
A medida que novos materiais foram sendo introduzidos no mundo das customizações, como a fibra de vidro, muitos deixaram de usar o chumbo porque era um material custoso e trabalhoso, porém isso soava como um “pecado mortal” para Bill, tanto que ele continuou usando o material e por isso acabou recebendo o apelido de “Leadslinger”.
A oficina de Bill foi uma das primeiras a instalar sistemas de suspensão hidráulica, em 1962, ele chegou a ser chamado de "O Poderoso Chefão da Hidráulica".
Em 1983, Hines mudou sua loja para Bellflower e ficou por lá até 2015, quando se mudou para Garden Grove, Califórnia.
Na época, aos 94 anos, ele afirmou que ainda trabalhava trabalhava 7 dias por
semana e continuaria assim até a sua morte. No mesmo ano ele teve um leve ataque cardíaco, mas voltou ao trabalho 5 meses depois...😲 
Bill Hines faleceu dormindo, em 20 de maio de 2016, na sua casa, atualmente os seus netos, Matthew, Mitchell e Michael, dão continuidade a sua obra.
Ao longo de sua carreira, Bill Hines recebeu dezenas de prêmios e reconhecimentos, entre eles;
1988 Introduzido ao Hall da Fama da Costa Oeste de Kustoms.
1992 O “1941 Bat” nomeado "Carro Personalizado do Ano" pela Kustom Kemps of America.
1996 Nomeado “Construtor of the Year” pela International Car Show Association
1997 Introduzido ao “National Custom Car Hall of Fame” de Darryl Starbird.
2005 Construtor do ano no “Detroit Autorama”, aos 83 anos de idade!