A Matra (Mécanique Aviation Traction) foi um grupo de empresas francesas, fundada em 1937, de propriedade da família Floirat. O grupo atuou em uma grande gama de atividades; automóveis, bicicletas, aeronáutica e até armamentos.
Entretanto, o nome Matra ficou famoso mesmo na década de 1960, quando comprou a fábrica de automóveis de René Bonnet e começou a produzir automóveis, criando a Matra Automobiles.
Entretanto, o nome Matra ficou famoso mesmo na década de 1960, quando comprou a fábrica de automóveis de René Bonnet e começou a produzir automóveis, criando a Matra Automobiles.
Através da sua divisão esportiva, Matra Sports, a Matra produziu carros de corrida e esportivos de muito sucesso, em 1965 foram formadas as equipes Matra Elf e Matra Sports sediadas em Champagne-sur-Seine, em 1967 venceram os campeonatos francês e europeu de F2 com o modelo MS5 e os primeiros bons resultados na F1 começaram a aparecer, com um jovem piloto chamado Jacky Ickx.
MS 5 |
Em 1969 o presidente da Matra, Jean-Luc Lagardère, tomou a decisão de não competir na F1 diretamente, assim os esforços passaram a ser direcionados na equipe de Ken Tyrrell que foi renomeada Matra International.
Foi concebido o novo chassis MS80 desenvolvido por Gérard Ducarouge e Bernard Boyer, eles introduziram os revolucionários tanques de combustíveis estruturais (baseados em conceitos da aviação), deixando o chassis 15kg mais leve, no projeto utilizaram o motor Ford Cosworth DFV.
MS 10 |
Stewart venceu o título da temporada de F1 de 1969 com impressionantes 6 vitórias (GP's da Africa do Sul, Espanha, Holanda, França, Reino Unido e Itália), a Matra virou instantaneamente uma sensação, foi a primeira vez que uma equipe ganhava o campeonato no ano seguinte da sua estreia na F1 e era a primeira equipe Francesa campeã. Foi mesmo um ano cheio para a Matra, fora das pistas também foi fechada a aquisição da Simca criando a Matra-Simca Division Automobile, com isso a equipe mudou-se para Romorantin-Lanthenay.
MS 80 |
Em 1970 a FIA baniu os tanques estruturais por considera-los muito perigosos, isso complicou a vida da Matra, mas o pior foi não poder continuar utilizando os motores Ford Cosworth devido a junção da Matra com a Simca, essa situação obrigou a Matra solicitar para Ken Tyrrell usar o novo motor V12.
O novo carro chegou a ser testado por Stewart, mas por mais motivos extra pista a associação Matra e Tyrrell teve que ser desfeita. A maior parte do orçamento da equipe vinha justamente da Ford e o patrocinador principal (ELF) tinha uma parceria anterior com a Renault, que impedia o acerto com a Simca.
Ainda assim, o motor V12 chegou a ser usado na F1 pela Shadow no modelo DN7, vencendo uma prova extra-campeonato em 1975.
F1 a parte, foi mesmo nas corridas de resistência que os resultados foram mais expressivos, o Matra MS670 venceu as 24 horas de Le Mans em 3 anos seguidos (1972, 1973 e 1974) e a equipe levou o campeonato mundial de marcas duas vezes, em 1973 e 1974.
Em 1979 as operações esportivas foram adquiridas pela Peugeot que criou a Automobiles Talbot (bom assunto para um outro post), mudando novamente a sede da equipe, desta vez para Vélizy-Villacoublay.
Em 1994, o grupo Matra tornou-se uma subsidiária do Grupo Lagardère e até hoje opera sob esse nome, mas nunca mais se aventurou pelas pistas.
Falem a verdade, entrem neste post e digam se não dá saudades de ouvir um ronco destes na F1 atual!!!
(ou você prefere o "ensurdecedor" som de um Tesla?!?😱😱)
(ou você prefere o "ensurdecedor" som de um Tesla?!?😱😱)
PRINCIPAIS RESULTADOS DA MATRA SPORTS
Total de corridas (*): 273
Vitórias (*): 115
Voltas mais rápidas (*): 92
Vitórias (*): 115
Voltas mais rápidas (*): 92
5x Campeã Francesa de Fórmula 2 (1966, 1967, 1968, 1969 e 1970)
3x Campeã Europeia de Fórmula 2 (1967, 1968 e 1969)
3x Campeã Francesa de Fórmula 3 (1965, 1966 e 1967)
2x Campeã Mundial de Marcas (1973 e 1974)
3 vitórias nas 24 horas de Le Mans (1972, 1973 e 1974)
2 vitórias no Tour de France Automobile (1970 e 1971)
(*) Em todas as categorias, exceto na F1
Total de Corridas: 61
Vitórias: 9
Voltas mais rápidas: 12
Pole-positions: 4
Campeão Mundial de Pilotos (1969, Jackie Stewart, MS80)
Campeão Mundial de Construtores (1969, Matra-Elf International)