09/11/2019

Mr. Gasser & The Weirdos

Para quem acompanha estes blog, não é muita novidade falarmos de Ed "big daddy" Roth e suas criações, como o indefectível Rat Fink.
A mente criativa de Big Daddy fez diversos carros, motos e personagens sensacionais, mas ele não parou por aí e também se aventurou pelo mundo da música, no estilo surf music, claro...
Essa história aconteceu no começo dos anos 1960, foi quando Ed Roth adotou um dos seus apelidos e nome do seu personagem, Mr. Gasser, para junto com alguns amigos criar uma banda chamada “Mr. Gasser & the Weirdos”.
Mas, de verdade, eles não eram bem um grupo musical tradicional, Roth e os seus amigos músicos gravaram apenas em estúdio e não saíram fazendo shows ou turnês pelas estradas americanas. 
Não consegui (ainda) descobrir se a proposta era essa mesma ou se houve alguma outra razão, talvez porque para Roth a banda não era mais uma diversão do que seu foco principal, vamos lembrar que naquela época os seus carros, personagens e produtos licenciados estavam fazendo muito sucesso (de público e renda).
Voltando ao assunto, o próprio Ed Roth assumia os vocais e grandes músicos de estúdio da época participaram da brincadeira, entre eles temos Glen Campbell (vencedor de um Grammy), James Burton (guitarrista indicado ao Rock Hall of Fame), Steve Douglas, Carol Kaye e Earl Palmer (também indicado ao Rock Hall of Fame), a produção das gravações ficou com o produtor e arranjador Gary Usher.
Os Weirdos não tiveram uma longa carreira, só lançaram três bizarros LPs através da gravadora Capitol Records, são eles; Hot Rod Hootenanny (1963), Surfink (1964) e Rods N 'Ratfinks (1964).
Os 3 LP´s tem ao todo 34 faixas, compondo a carreira "inteira" da “banda”. 
Ao ouvir as músicas é impossível, para quem tem mais de 45 anos, não lembrar dos filmes da década de 1960 que passavam na sessão da tarde, falando de surf music...
Mas, qualidade musical a parte, o destaque total fica com as capas dos discos, ilustradas com as famosas imagens dos personagens / monstros em carros envenenados e uma, claro, só com o Rat Fink, vale a pena dar um "zoom" nas imagens que estão neste post.
As músicas do grupo eram ligadas ao mundo de Ed Roth, ou Mr. Gasser, basicamente, contavam histórias sobre surf e hot rodding, ou seja, os passatempos favoritos de Ed Roth e sua turma. As letras reforçavam a ideia de que ser diferente ou estranho era bom, e ser da turma (ou Weirdo) era legal. 
Enfim, mais uma maluquice de um dos maiores ícones da Kultura Kustom.
Já conhecia ou gosta do som de Mr. Gasses & The Weirdos? 
Então dá uma conferida no material abaixo que encontramos no Youtube...

06/11/2019

Matra Sports

A Matra (Mécanique Aviation Traction) foi um grupo de empresas francesas, fundada em 1937, de propriedade da família Floirat. O grupo atuou em uma grande gama de atividades; automóveis, bicicletas, aeronáutica e até armamentos.
Entretanto, o nome Matra ficou famoso mesmo na década de 1960, quando comprou a fábrica de automóveis de René Bonnet e começou a produzir automóveis, criando a Matra Automobiles.
Através da sua divisão esportiva, Matra Sports, a Matra produziu carros de corrida e esportivos de muito sucesso, em 1965 foram formadas as equipes Matra Elf e Matra Sports sediadas em Champagne-sur-Seine, em 1967 venceram os campeonatos francês e europeu de F2 com o modelo MS5 e os primeiros bons resultados na F1 começaram a aparecer, com um jovem piloto chamado Jacky Ickx.
MS 5
A Matra focou de vez na F1 em 1968, a equipe mudou suas operações para Vélizy-Villacoublay nos subúrbios de Paris, o seu piloto principal era Jackie Stewart, que naquela época já tinha vitórias na F1 pela equipe Tyrrell que utilizou o chassis Matra MS10.
Em 1969 o presidente da Matra, Jean-Luc Lagardère, tomou a decisão de não competir na F1 diretamente, assim os esforços passaram a ser direcionados na equipe de Ken Tyrrell que foi renomeada Matra International.
Foi concebido o novo chassis MS80 desenvolvido por Gérard Ducarouge e Bernard Boyer, eles introduziram os revolucionários tanques de combustíveis estruturais (baseados em conceitos da aviação), deixando o chassis 15kg mais leve, no projeto utilizaram o motor Ford Cosworth DFV. 
MS 10
Stewart venceu o título da temporada de F1 de 1969 com impressionantes 6 vitórias (GP's da Africa do Sul, Espanha, Holanda, França, Reino Unido e Itália), a Matra virou instantaneamente uma sensação, foi a primeira vez que uma equipe ganhava o campeonato no ano seguinte da sua estreia na F1 e era a primeira equipe Francesa campeã. Foi mesmo um ano cheio para a Matra, fora das pistas também foi fechada a aquisição da Simca criando a Matra-Simca Division Automobile, com isso a equipe mudou-se para Romorantin-Lanthenay.
MS 80
Em 1970 a FIA baniu os tanques estruturais por considera-los muito perigosos, isso complicou a vida da Matra, mas o pior foi não poder continuar utilizando os motores Ford Cosworth devido a junção da Matra com a Simca, essa situação obrigou a Matra solicitar para Ken Tyrrell usar o novo motor V12.
O novo carro chegou a ser testado por Stewart, mas por mais motivos extra pista a associação Matra e Tyrrell teve que ser desfeita. A maior parte do orçamento da equipe vinha justamente da Ford e o patrocinador principal (ELF) tinha uma parceria anterior com a Renault, que impedia o acerto com a Simca. 
Ainda assim, o motor V12 chegou a ser usado na F1 pela Shadow no modelo DN7, vencendo uma prova extra-campeonato em 1975. 
F1 a parte, foi mesmo nas corridas de resistência que os resultados foram mais expressivos, o Matra MS670 venceu as 24 horas de Le Mans em 3 anos seguidos (1972, 1973 e 1974) e a equipe levou o campeonato mundial de marcas duas vezes, em 1973 e 1974.
MS 670
Em 1979 as operações esportivas foram adquiridas pela Peugeot que criou a Automobiles Talbot (bom assunto para um outro post), mudando novamente a sede da equipe, desta vez para Vélizy-Villacoublay.
Em 1994, o grupo Matra tornou-se uma subsidiária do Grupo Lagardère e até hoje opera sob esse nome, mas nunca mais se aventurou pelas pistas.
Falem a verdade, entrem neste post e digam se não dá saudades de ouvir um ronco destes na F1 atual!!! 
(ou você prefere o "ensurdecedor" som de um Tesla?!?😱😱)
PRINCIPAIS RESULTADOS DA MATRA SPORTS
Total de corridas (*): 273 
Vitórias (*): 115
Voltas mais rápidas (*): 92 
5x Campeã Francesa de Fórmula 2 (1966, 1967, 1968, 1969 e 1970)
3x Campeã Europeia de Fórmula 2 (1967, 1968 e 1969)
3x Campeã Francesa de Fórmula 3 (1965, 1966 e 1967)
2x Campeã Mundial de Marcas (1973 e 1974)
3 vitórias nas 24 horas de Le Mans (1972, 1973 e 1974)
2 vitórias no Tour de France Automobile (1970 e 1971)
(*) Em todas as categorias, exceto na F1
RESULTADOS APENAS NA F1 (1967 a 1972)
Total de Corridas: 61
Vitórias: 9
Voltas mais rápidas: 12
Pole-positions: 4
Campeão Mundial de Pilotos (1969, Jackie Stewart, MS80)
Campeão Mundial de Construtores (1969, Matra-Elf International)

04/11/2019

Hot Symphony - Spitfire

Mais uma sinfonia motorizada que não tem rodas, mas é demais!
Projetado em 1936, o Spitfire entrou em serviço em agosto de 1938, o nome ver do inglês spit (cuspir) e fire (fogo), "cuspidor de fogo" que diz respeito a uma pessoa (especialmente mulher) de temperamento explosivo. E neste caso, bota explosivo nisso!!
Tem também aquela história que é uma referência ao fogo expelido pelo escapamento no momento de partida...
O Spitfire foi produzido de 1938 até 1948, na versão Mk I era equipado com motor Merlin de 990 hp e chegava a 560 km/h, na versão final Mk 47 usava o motor Griffon de 2.200 hp atingindo 723 km/h.
Em 1961, foram retirados de ação os últimos exemplares que ainda serviam no Corpo Aéreo Irlandês.





19/10/2019

Carros Feios (Parte 1)

Certamente que gosto é gosto, mas outro dia eu estava assistindo a série "Breaking Bed" (excelente!) e veio a ideia de fazer uma série de posts só com carros feios...
A inspiração veio do carro do protagonista da série, um PONTIAC AZTEC, que toda hora que aparecia era um choque; Que carro feio!
Vamos combinar, a ideia aqui não é falar de qualidade ou desempenho dos carros, só o aspecto visual (horrível 😱😱) mesmo. 
Fizemos uma busca para montar a nossa lista sobre o assunto e achamos diversos modelos, digamos, "estranhos", assim cada post terá 3 carros de cada vez. 
Começando pelo dito cujo citado acima;
1) PONTIAC AZTEC
O modelo do Sr. Walter White foi produzido no mercado americano entre 2001 e 2005, até que tinha uma motorização razoável; motor 3.4L V6 e transmissão automática de 4 velocidades.
O carro era categorizado como metade SUV e metade minivan, a proposta era justamente criar um modelo que atenderia vários perfis de consumidores. 
Mas, apesar do bom conjunto mecânico, o estilo do carro não agradou a maioria dos consumidores ao ponto de começar a virar piada no mercado. 
As baixas vendas e a "fama de feio" levaram a GM a tirar o carro do mercado, apenas 4 anos após o seu lançamento.
2) Ford KA (primeira geração)
Lançado na Europa em 1996 e no ano seguinte aqui no Brasil, esse pequeno carro nunca foi uma unanimidade entre os consumidores, mesmo tendo sido eleito o "carro do ano" de 1998 por várias revistas especializadas no Brasil.
Nesta época, a Ford insistia com linhas ovais em seus modelos, meio similares ao logo da fábrica, esse estilo sempre provocou reações do tipo "ame ou odeie".
Enfim, pelo menos dá para dizer que o carro não passava despercebido.
Por outro lado, temos que admitir, não chegou a fazer feio em volume de vendas aqui no Brasil, principalmente pelo custo x beneficio favorável entre os modelos 1.0 que lideravam as vendas naquela época.
3) Fiat MULTIPLA
Apesar de ser um MPV, esse carro usava a plataforma do Fiat Brava. 
Foi lançado em 1999 no mercado Europeu, nem precisa dizer que o seu estilo nunca arrebatou corações.
Os seus defensores argumentavam que era um estilo diferente, bem a frente do seu tempo... sei...
Para tenta mudar o jogo o carro chegou a passar por uma re-estilização logo depois do lançamento, pois a Fiat apostava na consolidação de uma nova categoria de mercado e ainda colocava muitas fichas no Multipla.
Mesmo assim, as vendas do modelo continuaram sem empolgar e o Multipla acabou saindo do mercado em 2004, apenas 5 anos após o seu lançamento.

E ai? Discordou de alguns destes carros serem chamados de (muito) feios
Aqui no blog o gosto e opinião é livre!