02/12/2019

Carrera Panamericana - Parte 2

Começamos a história desta incrível corrida aqui, hora de continuar a falar desta jornada...
Na terceira edição da "Carrera Panamericana", em 1953, os organizadores tentaram melhorar a organização dos competidores, dividindo os carros em duas classes (esportivos e carros de produção) e quatro sub-classes (pela capacidade cúbica do motor); 
A) Sport Cars:
- Small Sports Cars, carros esportivos com motores abaixo de 1600 cc. 
- Large Sports Cars, carros esportivos com motores acima de 3500 cc. 
B) Stock Cars:
- Small Stock Cars, carros de produção com motores abaixo de 1600 cc.
- Large Stock Cars, carros de produção com motores acima de 3500 cc.
Para se ter uma ideia do prestígio esportivo que a prova atingiu naquela altura, a Carrera Panamericana foi a última etapa da temporada do "World Sportscar Championship" de 1953.
As marcas Lincoln e Lancia vieram com equipes de fábrica e levaram 1-2-3 em suas respectivas categorias, a equipe campeã de 1952, Mercedes-Benz, não participou porque decidiu manter o foco na F1. A Lancia trouxe cinco carros, sendo três D24´s com motores de 3,3 litros para os pilotos Felice Bonetto, Juan Manuel Fangio e Piero Taruffi e outros dois D24's de 3,0 litros para os pilotos Giovanni Bracco e Eugenio Castellotti. 
Na "Large Sports Cars" o vencedor foi Juan Manuel Fangio com um Lancia D24 e na "Small Sports Cars" venceu José Herrarte, da Guatemala, em um Porsche 550 Coupe. Já na categoria "Large Stock Cars" o vencedor foi Chuck Stevenson com um Lincoln Capri e na "Small Stock Cars", outro piloto americano C.D. Evans venceu com um Chevrolet 210 de seis cilindros. 
Fangio, 1953
Lamentavelmente, a edição de 1953 também ficou marcada pelo grande número de fatalidades. 
Ao todo 9 espectadores foram mortos, incluindo uma tragédia com 6 pessoas atropelados pelo Ford de Mickey Thompson, detentor do recorde de Bonneville Salt Flats. O carro de Thompson teve os freios bloqueados e capotou no mesmo local de outro acidente com Bob Christie e seu mecânico Kenneth Wood, onde várias pessoas estavam tentando ajuda-los.
Também ocorreu a trágica morte de Felice Bonetto quando este liderava a corrida. Ele perdeu o controle do carro ao entrar na vila de Silão, atingindo um edifício e morrendo instantaneamente. O Lancia D24 era aberto e de assento único, não havia co-piloto para alerta-lo dos perigos das pistas (estradas). 
Além destes acidentes, os italianos Antonio Stagnoli e seu co-piloto Giuseppe Scotuzzi, em uma Ferrari 375 MM, também perderam a vida...
Em 1954, sob mais protestos pela falta de segurança, ocorreu a quarta edição da prova. Realizada entre 19 a 23 de novembro, o percurso foi de Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, até Ciudad Juárez, Chihuahua dividido em 8 etapas e no total 3.070 quilômetros, 150 carros começaram a corrida e apenas 85 terminaram. 
O vencedor deste ano foi Umberto Maglioli com uma Ferrari 375 Plus, ele completou a prova em 17 horas, 40 minutos e 26 segundos com a média de 173,69 quilômetros por hora (107,93 mph).
Infelizmente, manteve-se a sinistra reputação de fatalidades com mais 7 pessoas mortas, sendo quatro competidores, dois espectadores e um membro da equipe. 
Se antes do evento já havia forte pressão popular sobre o governo mexicano, após o registro das mais mortes a situação da corrida ficou insustentável, afinal, a corrida foi pensada justamente para trazer uma boa imagem ao México, mas tantas fatalidades faziam o país ser mostrado de forma muito negativa. 
Os dias da Carrera Panamericana pareciam estar contados, assunto para este post...

What´s your nickname? GORILA DE MONZA

Começamos aqui neste post essa série (promissora) com apelidos de pilotos famosos... 
Mas atenção; Como não gostamos muito de apelidos pejorativos, decidimos que alguns deles não vão aparecer em nossa lista.
Então, vamos lembrar do apelido de Vittorio Brambilla (11 de novembro de 1937, Monza, Itália e falecimento em 26 de maio de 2001, Lesmo, Itália).
Brambilla participou de 79 provas da F1 entre 1974 e 1980 e teve 1 vitória (GP da Austria, 1975), consta que este apelido fofinho teve 3 motivos; a rima do seu nome em inglês (Brambilla = Gorilla 😩😩), sua "agressividade" ao volante e pelo seu porte físico. 
O também falecido Dr. Sid Watkins dizia "O seu aperto de mão é esmagador!!!".

18/11/2019

Playlist California - California Über Alles

Mais uma faixa para nossa playlist de músicas com "California" no nome...
Agora com um pouco de punk rock, a banda Dead Kennedys foi formada em 1978 em São Francisco, e marcou a cena do punk durante os anos 1980.
O single "California Über Alles" de 1979 foi uma crítica ao então governador da Califórnia, Jerry Brown. 
O curioso foi que naquele ano, o vocalista Jello Biafra, se candidatou ao cargo de prefeito de São Francisco. Entre suas propostas, ele previa que os políticos fossem obrigados a  usar um nariz de palhaço e os policiais fossem escolhidos em votação direta com a população. Ele teve mais de 6 mil votos e ficou em quarto lugar...

I am governor Jerry Brown
My aura smiles and never frowns
Soon I will be president
Carter power will soon go away
I will be Führer one day
I will command all of you
Your kids will meditate in school
Your kids will meditate in school

California über alles
California über alles
Über alles California
Über alles California

Zen fascists will control you
Hundred percent natural
You will jog for the master race
And always wear the happy face
Close your eyes, can't happen here
Big Bro' on white horse is near
The hippies won't come back you say
Mellow out or you will pay
Mellow out or you will pay

California über alles
California über alles
Über alles California
Über alles California

Now it is 1984
Knock, knock at your front door
It's the suede denim secret police
They have come for your uncool niece
Come quietly to the camp
You'd look nice as a drawstring lamp
Don't you worry, it's only a shower
For your clothes here's a pretty flower
Die on organic poison gas
Serpent's egg's already hatched
You will croak, you little clown
When you mess with President Brown
When you mess with President Brown

California über alles
California über alles
Über alles California
Über alles California

09/11/2019

Mr. Gasser & The Weirdos

Para quem acompanha estes blog, não é muita novidade falarmos de Ed "big daddy" Roth e suas criações, como o indefectível Rat Fink.
A mente criativa de Big Daddy fez diversos carros, motos e personagens sensacionais, mas ele não parou por aí e também se aventurou pelo mundo da música, no estilo surf music, claro...
Essa história aconteceu no começo dos anos 1960, foi quando Ed Roth adotou um dos seus apelidos e nome do seu personagem, Mr. Gasser, para junto com alguns amigos criar uma banda chamada “Mr. Gasser & the Weirdos”.
Mas, de verdade, eles não eram bem um grupo musical tradicional, Roth e os seus amigos músicos gravaram apenas em estúdio e não saíram fazendo shows ou turnês pelas estradas americanas. 
Não consegui (ainda) descobrir se a proposta era essa mesma ou se houve alguma outra razão, talvez porque para Roth a banda não era mais uma diversão do que seu foco principal, vamos lembrar que naquela época os seus carros, personagens e produtos licenciados estavam fazendo muito sucesso (de público e renda).
Voltando ao assunto, o próprio Ed Roth assumia os vocais e grandes músicos de estúdio da época participaram da brincadeira, entre eles temos Glen Campbell (vencedor de um Grammy), James Burton (guitarrista indicado ao Rock Hall of Fame), Steve Douglas, Carol Kaye e Earl Palmer (também indicado ao Rock Hall of Fame), a produção das gravações ficou com o produtor e arranjador Gary Usher.
Os Weirdos não tiveram uma longa carreira, só lançaram três bizarros LPs através da gravadora Capitol Records, são eles; Hot Rod Hootenanny (1963), Surfink (1964) e Rods N 'Ratfinks (1964).
Os 3 LP´s tem ao todo 34 faixas, compondo a carreira "inteira" da “banda”. 
Ao ouvir as músicas é impossível, para quem tem mais de 45 anos, não lembrar dos filmes da década de 1960 que passavam na sessão da tarde, falando de surf music...
Mas, qualidade musical a parte, o destaque total fica com as capas dos discos, ilustradas com as famosas imagens dos personagens / monstros em carros envenenados e uma, claro, só com o Rat Fink, vale a pena dar um "zoom" nas imagens que estão neste post.
As músicas do grupo eram ligadas ao mundo de Ed Roth, ou Mr. Gasser, basicamente, contavam histórias sobre surf e hot rodding, ou seja, os passatempos favoritos de Ed Roth e sua turma. As letras reforçavam a ideia de que ser diferente ou estranho era bom, e ser da turma (ou Weirdo) era legal. 
Enfim, mais uma maluquice de um dos maiores ícones da Kultura Kustom.
Já conhecia ou gosta do som de Mr. Gasses & The Weirdos? 
Então dá uma conferida no material abaixo que encontramos no Youtube...