(O primeiro post sobre motos neste blog, só podia ser sobre Sturgis)
Sturgis é uma pequena cidade localizada no estado de Dakota do Sul nos EUA, tem uma área de apenas 10,33 km² e população (em épocas normais) de aproximadamente 7.000 habitantes.
Então, o que faz esta cidade comum tão especial e diferente?
A resposta começa em 1936 quando um cara chamado J. Clarence "Pappy" Hoel (30/05/1904 – 01/02/1989) comprou uma loja da marca Indian em Sturgis e formou o moto clube "Jackpine Gypsies" no mesmo ano. Em 14 de agosto de 1938 o moto clube organizou um evento chamado de "Black Hills Classic", foi uma corrida simples com apenas nove participantes e uma pequena plateia.
O evento foi repetindo-se anualmente, com exceções durante a II Guerra Mundial. Por exemplo, em 1942 o evento não foi realizado devido ao racionamento de gasolina, o foco originalmente eram corridas e acrobacias em motocicletas. Em 1961, o rali foi expandido com eventos de subida de montanha e motocross.
Então, o que faz esta cidade comum tão especial e diferente?
A resposta começa em 1936 quando um cara chamado J. Clarence "Pappy" Hoel (30/05/1904 – 01/02/1989) comprou uma loja da marca Indian em Sturgis e formou o moto clube "Jackpine Gypsies" no mesmo ano. Em 14 de agosto de 1938 o moto clube organizou um evento chamado de "Black Hills Classic", foi uma corrida simples com apenas nove participantes e uma pequena plateia.
O evento foi repetindo-se anualmente, com exceções durante a II Guerra Mundial. Por exemplo, em 1942 o evento não foi realizado devido ao racionamento de gasolina, o foco originalmente eram corridas e acrobacias em motocicletas. Em 1961, o rali foi expandido com eventos de subida de montanha e motocross.
O “Sturgis Motorcycle Rally” começou com um pequeno
grupo de pilotos e transformou-se no maior encontro de motocicletas do mundo,
competindo em grandeza apenas com o “Daytona Bike Week” na Florida.
Em 1960, o rali teve apenas 800 pessoas e em 1970 já eram mais de 2.000, no ano de 2000 cerca de 550 mil pessoas participantes (recorde até então).
Hoje em dia além das competições, ocorrem diversos shows de artistas famosos, passeios de moto, vendas de motos e antiguidade, mas é criada uma incrível atmosfera que acaba sendo a atração principal, onde as pessoas mostram suas excentricidades e ocorrem muitos concursos e desfiles para as mulheres (fotos não liberadas neste blog, mas você pode pesquisar no Google e matar a curiosidade).
Em 1975 o evento passou a ocorrer em sete dias, geralmente no mês de agosto, é um enorme sucesso financeiro sendo responsável por grande impacto no turismo do estado, estima-se que traga mais de US$800 milhões para Dakota do Sul anualmente. Em 2011 a cidade de Sturgis ganhou quase US$270.000,00 apenas com a venda de guias de eventos e patrocínios.
Porém, tanta “animação” também tem o seu lado negativo, em 2004 ocorreram 405 detenções e estimou-se um prejuízo no valor de US$250 mil dólares em motocicletas roubadas, as seguradoras adoraram!
Na verdade, atualmente, muitos participantes do Rally Sturgis vão com suas famílias em trailers para os campings nas redondezas da cidade, deixando para montar em suas motos apenas nos últimos quilômetros e entrando na cidade fazendo cara de mal.😠
Outra curiosidade é que estima-se que menos da metade dos participantes realmente vai de moto para o evento, muitas empresas criaram serviços para transportar as milhares de motocicletas para Sturgis enquanto os seus donos chegam por via aérea (wtf?!?!).
Nada disso, porém, diminui o grande barato que deve ser participar de um evento destes, certamente é um item que está na minha lista “N coisas a fazer antes de morrer”!!.
Em 1960, o rali teve apenas 800 pessoas e em 1970 já eram mais de 2.000, no ano de 2000 cerca de 550 mil pessoas participantes (recorde até então).
Hoje em dia além das competições, ocorrem diversos shows de artistas famosos, passeios de moto, vendas de motos e antiguidade, mas é criada uma incrível atmosfera que acaba sendo a atração principal, onde as pessoas mostram suas excentricidades e ocorrem muitos concursos e desfiles para as mulheres (fotos não liberadas neste blog, mas você pode pesquisar no Google e matar a curiosidade).
Em 1975 o evento passou a ocorrer em sete dias, geralmente no mês de agosto, é um enorme sucesso financeiro sendo responsável por grande impacto no turismo do estado, estima-se que traga mais de US$800 milhões para Dakota do Sul anualmente. Em 2011 a cidade de Sturgis ganhou quase US$270.000,00 apenas com a venda de guias de eventos e patrocínios.
Porém, tanta “animação” também tem o seu lado negativo, em 2004 ocorreram 405 detenções e estimou-se um prejuízo no valor de US$250 mil dólares em motocicletas roubadas, as seguradoras adoraram!
Na verdade, atualmente, muitos participantes do Rally Sturgis vão com suas famílias em trailers para os campings nas redondezas da cidade, deixando para montar em suas motos apenas nos últimos quilômetros e entrando na cidade fazendo cara de mal.😠
Outra curiosidade é que estima-se que menos da metade dos participantes realmente vai de moto para o evento, muitas empresas criaram serviços para transportar as milhares de motocicletas para Sturgis enquanto os seus donos chegam por via aérea (wtf?!?!).
Nada disso, porém, diminui o grande barato que deve ser participar de um evento destes, certamente é um item que está na minha lista “N coisas a fazer antes de morrer”!!.