01/05/2014

Sturgis Motorcycle Rally

(O primeiro post sobre motos neste blog, só podia ser sobre Sturgis)
Sturgis é uma pequena cidade localizada no estado de Dakota do Sul nos EUA, tem uma área de apenas 10,33 km² e população (em épocas normais) de aproximadamente 7.000 habitantes. 
Então, o que faz esta cidade comum tão especial e diferente?
A resposta começa em 1936 quando um cara chamado J. Clarence "Pappy" Hoel (30/05/1904 – 01/02/1989) comprou uma loja da marca Indian em Sturgis e formou o moto clube "Jackpine Gypsies" no mesmo ano.  Em 14 de agosto de 1938 o moto clube organizou um evento chamado de "Black Hills Classic", foi uma corrida simples com apenas nove participantes e uma pequena plateia.
O evento foi repetindo-se anualmente, com exceções durante a II Guerra Mundial. Por exemplo, em 1942 o evento não foi realizado devido ao racionamento de gasolina, o foco originalmente eram corridas e acrobacias em motocicletas. Em 1961, o rali foi expandido com eventos de subida de montanha e motocross.
O “Sturgis Motorcycle Rally” começou com um pequeno grupo de pilotos e transformou-se no maior encontro de motocicletas do mundo, competindo em grandeza apenas com o “Daytona Bike Week” na Florida.
Em 1960, o rali teve apenas 800 pessoas e em 1970 já eram mais de 2.000, no ano de 2000 cerca de 550 mil pessoas participantes (recorde até então).
Hoje em dia além das competições, ocorrem diversos shows de artistas famosos, passeios de moto, vendas de motos e antiguidade, mas é criada uma incrível atmosfera que acaba sendo a atração principal, onde as pessoas mostram suas excentricidades e ocorrem muitos concursos e desfiles para as mulheres (fotos não liberadas neste blog, mas você pode pesquisar no Google e matar a curiosidade).
Em 1975 o evento passou a ocorrer em sete dias, geralmente no mês de agosto, é um enorme sucesso financeiro sendo responsável por grande impacto no turismo do estado, estima-se que traga mais de US$800 milhões para Dakota do Sul anualmente. Em 2011 a cidade de Sturgis ganhou quase US$270.000,00 apenas com a venda de guias de eventos e patrocínios.
Porém, tanta “animação” também tem o seu lado negativo, em 2004 ocorreram 405 detenções e estimou-se um prejuízo no valor de US$250 mil dólares em motocicletas roubadas, as seguradoras adoraram! 
Na verdade, atualmente, muitos participantes do Rally Sturgis vão com suas famílias em trailers para os campings nas redondezas da cidade, deixando para montar em suas motos apenas nos últimos quilômetros e entrando na cidade fazendo cara de mal.😠
Outra curiosidade é que estima-se que menos da metade dos participantes realmente vai de moto para o evento, muitas empresas criaram serviços para transportar as milhares de motocicletas para Sturgis enquanto os seus donos chegam por via aérea (wtf?!?!).
Nada disso, porém, diminui o grande barato que deve ser participar de um evento destes, certamente é um item que está na minha lista “N coisas a fazer antes de morrer”!!.

21/04/2014

Pensadores - James Hunt

(Post só com frases de James Hunt, o maior "bon vivant" da F1 de todos os tempos)

"O problema com o Jarier é que ele é um francês idiota, e sempre será!"
Mostrando carinho por Jean Pierre Jarier em 1979.

''Oi, Depailler! Onde você conseguiu a sua superlicença? Em um pacote de batata frita?''
Depois de Patrick Depailler na Tyrrell o jogou no muro, Long Beach em 1978.

''Eu não me preocuparia com o rosto de Niki, ele já era feio!''
Sendo delicado após acidente de Lauda na Alemanha em 1976.

"Quando eu corri contra Reutemann ele pensou que eu era louco e eu nunca tentei provar o contrário."

"Nove pontos, 25 mil dólares e muita felicidade",
Após vencer o GP da Grã-Bretanha em 1976 foi perguntado sobre quanto valia vencer na Inglaterra, após responder interrompeu a entrevista para pedir um cigarro a alguém no meio da multidão.

''Piquet não tem nenhuma motivação. Ele só está na F1 para manter seu iate de 45 metros e seu helicóptero à gasolina''
Sobre Nelson Piquet na equipe Lotus em 1989.

"Andrea De Cesaris realmente deveria ser chamado de "De Crasheris". Ele destruiu tantos carros em testes! Ele é uma vergonha para si mesmo, sua equipe e o esporte, talvez ele deveria se aposentar''
Sobre Andrea De Cesaris quando tornou-se comentarista de F1 para a BBC.

"Mansell teve a sorte de não ser retirado por aquele ridículo pedaço de piloto chamado Alliot... o homem que bate em todos os Grand Prix de qualquer maneira!”
Em 1988 comentando um GP, percebe-se que ele era fã do Alliot. Por outros comentários acima, como um bom Inglês, parece que ele não mostrava muito apreço pelos pilotos franceses.

Na foto abaixo está bordado em seu macacão; "Sex: breakfast of champions"
Precisa de tradução?

Hunt morreu em 1993, ele tinha 46 anos e teve um ataque do coração.

18/04/2014

Kenny Howard (Von Dutch)

Mecânico, artista gráfico, pinstriper, cuteleiro (fabricante de facas), armeiro e artista plástico... Esse foi Kenny Howard que também era conhecido como holandês, Von Dutch , JL Bachs, Joe Lunch Box, ou simplesmente um dos criadores do pinstriping moderno e Kustom Kulture.
Kenneth Robert Howard nasceu em 07 de setembro de 1929 em Compton, Califórnia. Seu pai, Wally Howard, foi um pintor em Los Angeles e aos dez anos de idade o jovem Kenny Howard já começou a ajudar o pai, abrindo desta forma o caminho para tornar-se um artista profissional. O apelido Von Dutch, dizem, significava "teimoso como um holandês”.
No início de 1950, Howard começou a ganhar dinheiro fazendo Striping juntamente com um colega chamado Dean Jeffries, rapidamente tornou-se uma grande influência na personalização de veículos, entre seus trabalhos mais famosos temos o “Flying EyeBall” e o caminhão Kenford, além de inúmeras motocicletas e carros personalizados premiados.
Além de ser um artista de múltiplos talentos, Von Dutch também fez vários efeitos especiais para o cinema e foi consultor para filmes de época, porque era um especialista em armas. Em 1958, Von Dutch desenhou e produziu o "Mare's Leg", um rifle Winchester para a série de televisão “Wanted: Dead or Alive”.
Von Dutch foi o primeiro a desenvolver um estilo próprio no Pinstriping chamado de "Dutched", que surgiu meio sem querer enquanto ele trabalhava para George Barris. Dizem que alguns clientes pediam para alterar (ou corrigir) seus carros recém-personalizados, então foi uma maneira fácil de encobrir os defeitos de pintura
Na época as motocicletas eram os únicos veículos onde eram aplicados o PINSTRIPING, mas Von Dutch aplicou a mesma técnica em carros.  
The Flying Eyeball: Existem pelo menos 3 versões para a criação deste logotipo que virou um dos grandes ícones da Kultura Kustom (ao lado do Rat Fink de Ed Roth);
Primeiro, o próprio Von Dutch dizia que começou a desenhar olhos voando com 18 anos de idade, em 1948. A segunda versão é de Dean Jeffries que afirma que Howard inventou a marca em 1951. Segundo Dean, Kenny pintou um terceiro olho na testa, então Jeffries teve a ideia de desenhar um logotipo com um globo ocular e as asas que mais tarde virou marca registrada. Jeffries até hoje possui os direitos autorais, mas nunca se preocupou em fazer disso um negócio e por isso nunca se importou de Kenny continuar usando.  
A terceira versão da história vem da irmã de Von Dutch, Virginia Howard Reyes, ela diz que Ed Roth criou outra versão do "Flying Eyeball” antes da criação de Dean Jeffries. 
Ainda de acordo com a sua irmã a maioria das histórias contadas sobre Von Dutch são apenas histórias, apesar que ele contribuía para perpetua-las porque nunca dava uma resposta direta, Kenny gostava de jogar com as pessoas, mas Virginia defende que ele nunca mentia, pois odiava mentirosos e era muito honesto.
Von Dutch Originals: Von Dutch tornou-se uma lucrativa marca de licenciamento multinacional, provavelmente ele jamais imaginaria o quanto lucrativo seria, ele dizia "... Use qualquer das minhas coisas que você quer, nada é original e tudo está no subconsciente” e finalizava “Direitos autorais e patentes são principalmente uma viagem de ego".
Após a morte de Howard suas filhas venderam o nome Von Dutch para Michael Cassel e Robert Vaughn, a marca de roupa ganhou popularidade nos EUA e no final da década de 90 atraiu a atenção de celebridades como Madonna, Britney Spears, Justin Timberlake e mais tarde Ashton Kutcher e Eric Church. 
Atualmente a sede da marca Von Dutch fica em Los Angeles e tem licenciamentos no Brasil, Filipinas, Tailândia, Hong Kong, Macau, China e Itália.
O Alcoolismo foi um sério problema ao longo da vida de Von Dutch, sendo responsável por grandes problemas médicos. Ele morreu aos 63 anos, em 19 de setembro de 1992, devido a complicações relacionadas com o álcool, deixando duas filhas, Lisa e Lorna. 
Após a sua morte ele foi cremado e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacífico....

08/04/2014

Morgan Car Company

Uma das coisas que me fazem dar valor para carros antigos é que eles pertencem a um tempo onde as coisas eram feitas com mais paixão e arte, em alguns casos. Como muitas pessoas eu nunca fui muito entusiasmado pelo estilo dos carros da Morgan, mas depois que eu soube como são produzidos, com paixão e arte, aumentou muito o meu respeito por esta empresa e seus carros.
A Morgan Motor Company é uma fabricante de automóveis britânica, localizada em Malvern Link na região de Malvern (Worcestershire), atualmente emprega menos de 200 pessoas que produzem em média 600 carros por ano.
A empresa foi fundada em 1910 por Henry Frederick Stanley Morgan, também conhecido por "HFS" e foi dirigida por ele até a sua morte aos 77 anos em 1959. Seu filho Peter Morgan assumiu a companhia até pouco antes da sua morte em 2003, atualmente a companhia é administrada pela terceira geração da família, Charles Morgan, filho de Peter Morgan.
Os primeiros veículos produzidos eram de apenas três rodas, com modelos de dois ou quatro lugares. Conhecidos como “Three-Wheelers” (triciclos) fizeram sucesso e se tornaram o ícone da montadora. Somente em 1936 foi produzido pela Morgan seu primeiro veículo com 4 rodas, foi chamado de Morgan 4/4 por ter quatro rodas e quatro cilindros e está em produção até hoje.
Todo o processo produtivo de carrocerias e chassis é artesanal, utilizando como matéria prima madeira e chapas metálicas cortadas e moldadas pelos trabalhadores, ou artesões que é o termo mais apropriado.  Além de mecânicos e pintores, soa estranho para uma montadora, mas são os marceneiros os grandes responsáveis pela fabricação dos carros. 
Todos os carros são produzidos e montados manualmente, o que garante que nenhum carro seja igual ao outro. A lista de espera varia de aproximadamente de um a dois anos, embora no passado tenha chegado há dez anos!
Um modelo básico pode sair por U$44.000, porém alguns modelos de topo podem sair por até U$300.000. Na fábrica existe um centro de visitação e um museu, a comemoração dos 100 anos de existência foi muito especial para a Morgan, ocasião em que receberam milhares de visitantes e fãs. 
Para marcar o centenário foi lançado o novo modelo AERO, chamado de AERO Super Sport, que resgata o nome dado ao modelo de alto desempenho de 1930.
Vale fazer uma visita ao site oficial da empresa (www.morgan-motor.co.uk), além dos modelos em detalhes toda a história da companhia é apresentada em fatos e fotos. 
Abaixo, algumas fotos mostram um pouco do processo produtivo do AERO e do 4/4, fica fácil de saber porque esta empresa é tão admirável no meio de tantas outras cada vez mais superficiais e sem graça. 

03/04/2014

Pensadores - Pilotos...

"Carreras son carreras" (corridas são corridas)
Juan Manuel Fangio
"Perdi o título para o garoto que limpava as rodas do meu carro"
Carlos Reutemann, ao perder o campeonato de 81 para Nelson Piquet
"Deve ser por isso que meus filhos são fãs dele"
Jackie Stewart falando sobre Alain Prost, quando o francês quebrou o recorde de vitórias em GP - que, durante 14 anos, pertenceu a Stewart
"É errado dizer que  um Fórmula 1 é fácil de dirigir. Se ele é fácil de dirigir é porque você não está sendo veloz o bastante"
Mika Hakkinen
"Não tenho culpa se toda vez que eu tinha a oportunidade de passar alguém esse alguém era Schumacher"
Montoya, 2001
"Para a gente, aquilo era coisa de mariquinha"
Stirling Moss, explicando porque ele e a maioria de seus companheiros de pista não usavam capacetes rígidos nos anos 50.
“Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros”.
Ayrton Senna
O segundo nada mais é que o primeiro dos perdedores
Ayrton Senna
O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia.
Ayrton Senna
Repórter: "E aí Piquet, vai ganhar hoje?"
Piquet: "Sou piloto, não sou vidente."
Repórter: “Na Fórmula 1 tem algum viado??
Piquet: “ Se tiver eu como!”
"Acho muito estranho ter de provar aos outros que sou um ser humano normal."
Michael Schumacher
E uma das melhores; "Não vou mais chorar"
Rubens Barrichello, às vésperas do GP da Austrália de 2002