20/08/2019

Pensadores - Sonny Barger

No original em inglês...
"In terms of pure workmanship, personally I don't like Harleys. 
I ride them because I'm in the club, and that's the image, but if I could I would seriously consider riding a Honda ST1100 or a BMW. We really missed the boat not switching over to the Japanese models when they began building bigger bikes. 
I'll usually say "Fuck Harley-Davidson".".
Ou em bom português...
"Em termos de acabamento puro, pessoalmente eu não gosto de Harleys. 
Eu as monto porque estou no clube, e essa é a imagem, mas se eu pudesse, seriamente eu iria considerar montar uma Honda ST1100 ou uma BMW. Nós realmente sentimos falta do barco não mudar para os modelos japoneses quando eles começaram a construir bicicletas maiores. 
Eu iria dizer "Foda-se Harley-Davidson".".
Uau! 😱😱 
Confesso que quando li essa afirmação do Sonny Barger me surpreendeu tanto que resolvi até publicar, afinal, diziam que marca de moto era "assunto sagrado" para os grandes "Motorcycle clubs" nos Estados Unidos. 
Se você não entendeu, então leia estes posts: 1%er, The Big Four, The Hells Angels, The Outlaws, The Bandidos e The Pagans.
Eh, parece que o tempo amolece até os corações mais peludos...

16/08/2019

Digger

Embalado pelo sucesso do filme “Easy Rider” lançado em 1969, a customização de motocicletas se popularizou rapidamente no começo dos anos 1970, principalmente nos Estados Unidos.
Neste movimento muito estilos de customização apareceram, tais como Chopper, Bobber, Scrambler, Tracker, Custom e o assunto deste post: DIGGERS.
As primeiras motos customizadas no estilo “Digger” (escavadeira) também surgiram no início dos anos 1970, recebendo forte influência das motos dragsters, chamadas de "drag bikes". 
O mestre Arlen Ness, que infelizmente faleceu recentemente em 22 de março de 2019, é considerado por muitos o criador deste estilo, dizem que ele criou a sua primeira digger baseada numa Harley Sportster depois de participar de um evento de drag Racing...
Na verdade, não sabemos se isso é verdade e nem mesmo importa tanto, o fato é que Ness foi mesmo o principal responsável por desenvolver e divulgar o estilo, criando trabalhos fantásticos ao lado de outros consagrados customizadores como Dave Perewitz, Donnie Smith e Barry Cooney.
As versões da origem do nome “digger” também diverge, alguns dizem que foi pela semelhança do estilo destas motos com as "drags bikes" da época, que também chamadas de “digger”, outra versão sustenta que as motos eram tão baixas que pareciam mesmo estar escavando o chão, logo a associação pegou... 
A definição de uma moto customizada no estilo Digger também sofre distorções, como as Chopper e Bobber, aqui vão as principais características de um bom projeto;
1) O visual da moto precisa ser longo e baixo, para obter esta aparência a estrutura do chassis é alongada com “backbones”.
2) Normalmente, são utilizados garfos dianteiros alongados, tipo Springer.
3) Tanques de combustível longos em forma de diamante e hexágono.
4) Escapamento destacado e barulhento.
5) Rodas grandes, no estilo "drag race".
6) E o motor? São bem vindas combinações de super chargers, turbos ou carburadores de corrida.
7) Pintura, claro, exclusiva bem trabalhada, abusando das cores chamativas e grafismo personalizado. 
Por tudo isso, muitos customizadores exploram estas características ao máximo, ao ponto das pessoas se perguntarem “como é que o piloto consegue se equilibrar nisso?”, de fato essa receita normalmente sacrifica o ponto de equilíbrio e a dirigibilidade da moto, mas isso faz parte do barato...
A capa de março de 1971 da revista Street Chopper foi a primeira revista especializada a mostrar uma Digger, durante a década de 1970 outras revistas deram muito espaço para o estilo em suas capas, as diggers eram as grandes estrelas de eventos como o Daytona Bike Week e Sturgis Rally
Porém, aos poucos, a partir da década de 1980 o estilo perdeu boa parte de sua notoriedade, ficando praticamente restrito aos concursos de customização. Não houve exatamente um motivo para tal, talvez parte desde "esquecimento" venha justamente da dificuldade de se usar uma moto digger no dia a dia ou simplesmente foi uma mudança de moda.
A boa notícia é que, gradativamente, nos últimos anos parece haver um resgate do espaço das diggers no universo da customização. 
Recentemente a empresa da família de Arlen Ness lançou um “kit” de chassis para montar motos Digger, além da consolidação de novos customizadores que fazem projetos neste estilo, tais como a OCC (da série de TV American Chopper).
Aqui ficamos na torcida, para nós, esse estilo é o maior barato.

02/08/2019

What´s your nickname? THE KING !

Eu estava mesmo querendo resgatar os apelidos de pilotos famosos, alguns até são meio pejorativos, mas a verdade é que quase sempre merecidos pelo que esses pilotos fazem na pista.
Vamos começar a série com um apelido que vem lá dos EUA e, por sinal, é pra lá de muito merecido; RICHARD PETTY, ou simplesmente, THE KING.
Precisa explicar porque?
Vamos lá, simplesmente o cara foi o primeiro piloto a ser 7 vezes campeão da NASCAR (1964, 1967, 1971, 1972, 1974, 1975, 1979), detém o recorde de 200 vitórias e venceu as 500 milhas de Daytona por 7 vezes (1964, 1966, 1971, 1973, 1974, 1979 e 1981)!
É considerado por muitos o maior piloto americano de todos os tempos, é mesmo o REI.
(entenderam de onde vem o carro azul chamado de "rei" no desenho da pixar "carros"?!)


01/08/2019

NHRA

Em muitos países, principalmente nos EUA, associações independentes são fundamentais na organização das competições, feiras e eventos ligados aos carros e motos (muito diferente daqui do Brasil, infelizmente).
Aqui no blog já falamos de algumas destas associações, como a SCTA, Good-Guys e CAN-AM, cujo trabalho costuma ser muito legal porque diminui a dependência de federações e do dinheiro alheio.
Agora vamos falar de uma das mais importantes de todas: NHRA - National Hot Rod Association (Associação Nacional de Hot Rod).
A NHRA é a entidade responsável pelo incrível sucesso das corridas de arrancadas (Drag Race) nos EUA, não é a toa que atualmente tem mais de 40.000 pilotos associados, sendo considerada a maior organização sancionadora de automobilismo do mundo. 
Essa história começa nos anos 1930, quando as arrancadas eram disputadas em lagos secos, como Muroc e El Mirage no deserto de Mojave, na Califórnia, aos poucos essas "corridas" também passaram a ser (perigosamente) disputadas em estradas secundárias, com velocidades chegando aos 100 mph e, na maior parte das vezes, na ilegalidade.
Em 29 de novembro de 1937 vários entusiastas, entre eles o editor da Hot Rod Wally Parks, começaram a botar ordem na casa fundando a SCTA (Southern California Timing Association), ele foi o gerente geral e depois o secretário executivo da entidade. 
A SCTA organizou a primeira "Semana da Velocidade" em Bonneville Salt Flats em 1949, foi a primeira vez que os pilotos começaram a correr em um trecho igualmente cronometrado, em vez de simplesmente alucinadamente tentando atingir as velocidades máximas de seus carros. 
Em 1950 foi aberta a primeira pista fechada de “dragster”, a Santa Ana Drags, e rapidamente a modalidade se popularizou, trazendo mais público, competidores e evidenciando ainda mais a carência de organização de modo geral. 
Wally Parks era o editor da revista Hot Rod, juntando sua influência e experiência na SCTA e em 1951 liderou o movimento para formar a National Hot Rod Association, tornando-se também o seu primeiro presidente.
O objetivo da associação era "criar ordem no caos", instituindo regras de segurança e padrões de desempenho para tirar o esporte da ilegalidade. 
As primeiras corridas da NHRA ocorreram em abril de 1953, em um estacionamento em Pomona, condado de Los Angeles, Califórnia. Desde o começo, além da parte esportiva, houve grande preocupação em melhorar a estrutura dos eventos, criando comodidades para os fãs como torres VIP e arquibancadas altas.
Em 1955 a NHRA organizou o primeiro evento nacional chamado "The Nationals" em Great Bend, Kansas, em um campo aéreo de treinamento. Em 1961 chegaram em Indianapolis com o “Winternationals”, o segundo evento anual da NHRA.
A partir daí a NHRA evoluiu muito, hoje tem cerca de 200 funcionários cuidando de mais de 70.000 membros e 40.000 pilotos licenciados, as competições ocorrem em pelo menos 120 pistas em toda a América do Norte.
Existem mais de 20 categorias e vários campeonatos, a série “NHRA Mello Yello Drag Racing” com 24 etapas é a principal divisão, composta pelas quatro classes profissionais mais importantes: Top Fuel (que passa de 320 km/h), Funny Car, Pro Stock e Pro Stock Motorcycle. 
Atualmente, nos EUA, a NHRA só perde para a NASCAR em termos de popularidade, apelo dos fãs, audiência e patrocínios. Os principais parceiros são The Coca-Cola Company (dona da marca Mello Yello) e a Lucas Oil Products que patrocina séries de desenvolvimento, outros patrocinadores oficiais incluem Toyota, Chevrolet, Goodyear, Traxxas e Harley-Davidson
Outro fato notável é que as principais séries tem transmissão exclusiva da FOX Sports.
Uma outra iniciativa interessante da NHRA é o “NHRA Drags: Street Legal Style”, que oferece a oportunidade de competir em corridas de arrancada para qualquer dono de carro, com carteira de motorista válida, capacete e seguro de automóvel.
Wally Parks deixou a presidência geral da NHRA apenas em 1984, quando assumiu a presidência do conselho e foi sucedido por Dallas Gardner, Gardner por sua vez ficou até na presidência até o ano 2000 sendo sucedido por Tom Compton que se aposentou em 2015, desde então Peter Clifford, um executivo de carreira da NHRA, foi nomeado como presidente. 
Notem que Peter Clifford é apenas o quarto presidente em toda a história da organização desde 1951, certamente essa estabilidade na gestão é uma das explicações do sucesso da NHRA.
Por fim, quase 70 anos após o começo de tudo, a pista em Pomona sofreu uma reforma US$6 milhões e hoje abriga o evento de abertura “Circle K NHRA Winternationals” e também o final da temporada, o “Automobile Club da Southern California NHRA Finals”.
Para saber mais: https://www.nhra.com/nhra
Campeões da “NHRA Mello Yello Drag Racing Series” 
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