20/11/2017

1% er

Quando falamos da trajetória de alguns dos mais notórios clubes de motocicletas americanos (Hells Angels, Bandidos, Outlaws e Pagans) no blog, também citamos algumas vezes a expressão “1% Motorcycle Clubs”...
Faltava explicar melhor este significado, vamos lá;
Até meados de 1940 nos EUA, os clubes de motos e carros normalmente iniciavam como uma associação entre amigos com interesses comuns; mecânica, passeios, corridas e, às vezes, algum tipo de transgressão ou baderna. 
Depois da segunda guerra mundial o comportamento destes clubes e associações mudou, passando a envolver aspectos sociais mais fortes.
Nesta época a sociedade americana tentava superar os traumas da guerra e retomar a vida social, mas muitos jovens soldados tinham dificuldades e os tais clubes serviam como um “acolhimento”. 
Logo, muitos clubes passaram a ser formados quase que apenas por ex-militares.
Por outro lado, as motocicletas eram muito acessíveis, mais baratas que os carros, disponíveis em grande oferta (refugos militares), em especial modelos da marca Harley Davidson.
Assim, foi natural os clubes de motocicleta (MC) ganharem impulso como "solução" ao tédio dos ex-militares, oferecendo a excitação e irmandade.
A quantidade de MCs foi crescendo e a baderna também, até que em 1947 ocorreu uma grande confusão envolvendo membros de MCs na cidade de Hollister, Califórnia, que acabou marcando profundamente a opinião pública americana (assunto explicado neste post).
Após os fatos de Hollister a A.M.A. (American Motorcycle Association) teve que dar uma resposta para a sociedade, eles emitiram uma forte declaração sustentando que 99% dos MCs eram formados por cidadãos direitos e não por foras da lei ou baderneiros, logicamente, os MC que não se enquadravam nesta declaração passaram a ser conhecidos como os  “1%” ou “1% er".
Nos dias de hoje os tais MC "1%" estão espalhados por todo o mundo, considerando tanto as sua sedes como os sub-clubes (conhecidos como "capítulos" ou "cartas"), apesar da longa lista de problemas com a lei, normalmente, são organizações legalizadas e que movimentam muito dinheiro com a venda de produtos licenciados. 
Esta situação para muitos é difícil de ser compreendida, coisas da sociedade globalizada!
Os MC "fora da lei" não evitam se identificar abertamente como "1%", normalmente usam o patch de "1%" nos seus símbolos ou no colete, também não ligam muito para a exposição negativa na mídia, talvez até gostem porque ajuda a moldar a “fama” do clube aumentando o medo no público e dos clubes rivais. 
A realidade, entretanto, é que nem todos os crimes e atos violentos são corretamente associados aos clubes, muitas vezes são atos de responsabilidade isolada de alguns membros. Mas, quem liga para isso???
E como ficam as autoridades no meio disso tudo?
Nos EUA, país de origem de quase todos os "1%", os MCs foram enquadrados no estatuto “RICO” (Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act), uma lei federal criada em 1970 que prevê penas pesadas para atos realizados como parte de uma organização criminosa. O objetivo principal deste estatuto foi tentar derrubar o poder da máfia, mas serviu bem para domar o poder dos MC fora da lei. 
Atualmente existe uma atenção especial com alguns clubes mais perigosos, conhecidos como “Big Four”, são eles: Hells Angels, Bandidos, Outlaws e Pagans.
Fora dos Estados Unidos a confusão é menor, mas também existem ações das autoridades contra os MC fora da lei, desde leis similares aos EUA até proibição do contato dos membros de um clube com outro.
Lista dos “MC 1% er” mais conhecidos:
Outlaws – Fundado em 1935, McCook, Illinois.
Hells Angels - Fundado em 17 de março de 1948, Fontana, Califórnia. O mais famoso MC pelo livro de Hunter S Thompson e pela “obra” de pessoas como Ralph “Sonny” Barger, fundador do capítulo de Oakland.
Gypsy Jokers - Fundado em 1956 na Califórnia.
Pagans - Fundado em 1959 em Maryland.
Bandidos -  Fundado em 4 de março de 1966, San Antonio, Texas.
Warlocks - MC fundado em 1967 na Flórida.
Mongols - Fundado em 1969, Montebello na Califórnia.
Quer saber mais sobre o assunto? http://www.onepercenterbikers.com/

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente expectativa

Unknown disse...

Muito bom, obrigado

Anônimo disse...

Don't strive for 1%, strive to be different.

- Think for yourself.