As dúvidas sobre qual a melhor forma de preparação de um motor não tem respostas prontas. Entre as variáveis envolvidas pode ser citado; A paixão de quem faz (hoje em dia os "boyzinhos" adoram um "turbo" chiando pelas ruas), características técnicas do motor (alguém imagina colocar um turbo em um motor V8 318 pol. de Dodge?), qualidade da mão de obra, peças disponíveis, qual o objetivo final (competição, aumento de desempenho ou só impressionar as “minas”) e, principalmente, dos recursos financeiros disponíveis.
Como é um assunto extenso, e excitante, vamos começar falando sobre a preparação de motores aspirados.
Motores aspirados são aqueles que não são alimentados por turbinas ou compressores mecânicos, desta forma o próprio motor (através dos coletores, carburadores ou injeção) tem o trabalho de "puxar" a mistura ar-combustível para as câmaras de combustão. A receita mais lógica para aumentar a potência nestes casos seria aumentar a cilindrada, ou seja, um motor maior tende a utilizar mais mistura e gerar mais potência.
Como isso nem sempre é possível existem outros caminhos. Podemos trocar o comando de válvulas por um modelo mais "bravo", um sistema de escapamento maior (e mais barulhento) e filtros de ar esportivos.
O comando de válvulas “bravo”, ou esportivo, permite aumentar o número de rotações, as válvulas permanecem abertas por mais tempo aumentando o enchimento dos cilindros com a mistura ar-combustível. Porém, esta troca sempre demanda alterações no sistema de alimentação, senão faltará “comida” para o motor. Se for um motor carburado será necessário recalibração do carburador original (ou substituição do mesmo), se for injetado podemos trocar a injeção eletrônica original por um sistema programável ou aumentar a vazão dos bicos injetores, tudo isso fará parte da afinação do motor.
Se a grana permitir é possível buscar mais potência retrabalhando o cabeçote e substituindo o coletor de escape original, para o excesso de “comida” não causar má digestão, além da possibilidade de troca das velas de ignição,
bobinas e filtros de ar originais por modelos esportivos.
bobinas e filtros de ar originais por modelos esportivos.
Um cuidado importante é pensar e planejar na preparação como um todo, pois muitas vezes não dá para aplicar a receita em partes – conforme a disponibilidade de grana.
Normalmente com uma preparação pesada e bem feita consegue-se aumentar a potência em torno de 30%, mas lembre-se que o investimento para se preparar um motor aspirado chega a ser maior do que optar por turbos, este é um fator muito importante que não se deve perder de vista;Custo x Benefício destas preparações.
Vantagens: Mão de obra qualificada disponível, peças importadas podem ser compradas via internet (não esqueça custo e prazo), risco menor para a durabilidade do motor.
Desvantagens: Preço final elevado (custo x benefício), maior consumo de combustível, perda de torque em baixa rotação.
Para muitos, inclusive eu, é um grande barato ouvir um motor embaralhado com a marcha lenta irregular. Veja (ouça) o vídeo por você mesmo...